segunda-feira, 30 de julho de 2012

Educação Musical: Série Pedagogias: Método Willems 6 - Atividades Musicais para Crianças


Atividades Musicais para Crianças


Carmen Mettig Rocha



Introdução:


É inegável a importância da música na vida da criança!
Os mais renomados pedagogos falaram da sua influência positiva no processo educativo e também da necessidade de vivenciá-la desde cedo. A escola com certeza é o local mais apropriado para oportunizar a todas as crianças, esta rica experiência .


Justificativa:

Através da música despertamos o interesse pelo mundo sonoro, desenvolvemos a capacidade auditiva,exercitamos a sensório motricidade, as cordas vocais, a respiração;trabalhamos o sentido corporal, gestual, aprimorando cada vez mais a sensibilidade para a arte musical.

A música tem um poder socializador, desinibidor,canalizando tensões, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento psicosocial e afetivo da criança.

Importante é o papel da mãe e do professor na escola, que devem favorecer um bom ambiente musical para que possa despertar desde cedo o gosto “pela beleza” e pelo “bem feito”, requisitos indispensáveis para um trabalho artístico.

A escola será sempre responsável pela continuidade do processo, devendo oportunizar experiências musicais agradáveis e criativas para que a criança sinta-se cada vez mais receptiva e impulsionada nesta experiência musical.

Prática:

Devemos distribuir o horário disponível para 4 diferentes atividades:

1- A Canção
2- Desenvolvimento Auditivo
3- O Ritmo
4- Movimento Corporal ou locomoção

A Canção

A canção desempenha um papel muito importante no trabalho da iniciação musical.
Através dela, poderemos sensibilizar a criança, despertar sentimentos de beleza, exercitar o ritmo, o sentido de fraseado, iniciar o conhecimento do nome das notas, etc.
É preciso que o professor saiba escolher o repertório; bonito, simples e da compreensão da criança. Importante é a utilização correta da voz, sem esforço exagerado (cantando sem gritar), o que colabora para um resultado mais bonito, mais musical.

Podemos utilizar:

• Canções mimadas
• Canções para trabalhar o ritmo
• Canções para o movimento corporal
• Canções para a bandinha
• Canções de roda
• Canções do nosso folclore
• Canções com nomes de notas

O Ouvido Musical

O desenvolvimento auditivo é imprescindível à arte musical. A atenção, o interesse ao som colaboram para um “bom escutar”.
Existe um vasto material sonoro que pode ser utilizado na educação musical (sinos, apitos, brinquedos sonoros, instrumentos musicais e um vasto material de sucata. (baldes, latas, copos e forminhas plásticas, apitos de madeira etc)

Podemos realizar atividades como:

• Ouvir ruídos, sons da natureza, vozes de animais
• Ouvir e reconhecer material sonoro
• Reproduzir o som, a melodia, a canção
• Classificar os sons (grave/agudo)
• Casar sons iguais
• Ordenar sons (do mais grave para o mais agudo)

O Ritmo

Desde cedo devemos despertar o instinto rítmico da criança, a energia vital, o ritmo propriamente dito.
Aos poucos a criança vai incorporando o sentido do tempo, coordena os seus movimentos e trabalha a independência rítmica motora.

Atividades rítmicas:

• Batimentos livres
• Batimentos regulares
• Batimentos com acento (nome próprios, flores, animais, transportes etc.)
• Batimentos de frases, quadras e provérbios
• Batimentos com intensidades diferentes
• Batimentos com contagem
• Batimentos da canção (modalidades rítmicas - o tempo, o ritmo, a divisão e o dobro)
• Batimentos com movimentos corporais
• Batimentos rítmicos em jogos para coordenação rítmica motora


Movimentos Corporais e Locomoção

A criança se comunica espontaneamente através dos gestos; os movimentos corporais e as formas básicas da locomoção ( andar, correr, saltar, balancear) são ótimos recursos no trabalho da educação musical. A criança exercita o sentido espacial, a boa postura sempre inventando maneiras diversas de se movimentar e se locomover.


Atividades:

• Imitar movimentos
• Criar movimentos
• Andar seguindo a pulsação
• Andar, correr com paradas súbitas
• Andar, correr com mudança de direção
• Andar com contagem
• Andar cantando uma melodia
• Andar frases de música
• Correr e saltar
• Criar e realizar pequenas coreografias.

O professor de música deve ter entusiasmo pelo seu trabalho e utilizar sua criatividade em prol de um trabalho dinâmico e atraente, contribuindo para que a criança descubra e vivencie a beleza da arte musical.


Link Original: http://www.musicaiem.com.br/textos/atividades%20musicais%20para%20crianca.asp

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