400 páginas
Ed. Unesp
Sinopse:
A proposta de Schafer é particularmente possível para o Brasil. Não se trata de uma
proposta dirigida a alunos especialmente dotados, mas a toda população,
independentemente de talento, faixa etária, ou classe social. Além disso, Schafer
preocupa-se em particular com os elementos mais simples, com as observações mais
corriqueiras: de quantos modos diferentes pode-se fazer soar uma folha de papel? Ou as
cadeiras de uma sala de aula? Como sonorizar uma história de modo a torná-la
reconhecível apenas pelos seus sons? Como construir uma estrutura sonora?
Ed. Unesp
Sinopse:
A proposta de Schafer é particularmente possível para o Brasil. Não se trata de uma
proposta dirigida a alunos especialmente dotados, mas a toda população,
independentemente de talento, faixa etária, ou classe social. Além disso, Schafer
preocupa-se em particular com os elementos mais simples, com as observações mais
corriqueiras: de quantos modos diferentes pode-se fazer soar uma folha de papel? Ou as
cadeiras de uma sala de aula? Como sonorizar uma história de modo a torná-la
reconhecível apenas pelos seus sons? Como construir uma estrutura sonora?
Sobre o Autor:
R. Murray Schafer nasceu em 1933, em Sarnia, Ontário, Canadá. Na década de 50, entre
outras múltiplas atividades na Europa, trabalhou na produção da ópera Le Testament, de
Ezra Pound. Em 1960, publicou The British Composer Interview. O seu trabalho pioneiro
na área de pesquisa sonora se desenvolver dentro do The World Soundscape Project, na
Simon Fraser University, B.C., cujos resultados apontam novos caminhos para a atuação
sobre o ambiente sonoro. É um dos mais destacados compositores de seu país, projetando-
se internacionalmente pelas suas posições de vanguarda. Esteve no Brasil, em 1990,
tendo ministrado palestras e orientando seminários na UNESP, e work-shops na Oficina
Cultural "Oswald de Andrade", de São Paulo.
outras múltiplas atividades na Europa, trabalhou na produção da ópera Le Testament, de
Ezra Pound. Em 1960, publicou The British Composer Interview. O seu trabalho pioneiro
na área de pesquisa sonora se desenvolver dentro do The World Soundscape Project, na
Simon Fraser University, B.C., cujos resultados apontam novos caminhos para a atuação
sobre o ambiente sonoro. É um dos mais destacados compositores de seu país, projetando-
se internacionalmente pelas suas posições de vanguarda. Esteve no Brasil, em 1990,
tendo ministrado palestras e orientando seminários na UNESP, e work-shops na Oficina
Cultural "Oswald de Andrade", de São Paulo.
SUMÁRIO:
APRESENTAÇÃO,
APRESENTAÇÃO,
PREFÁCIO,
O COMPOSITOR NA SALA DE AULA,
Primeiro Contato,
O que é Música?,
Música Descritiva,
Texturas de Som,
Música e Conversa,
A Máscara do Demônio da Maldade,
Primeiro Contato,
O que é Música?,
Música Descritiva,
Texturas de Som,
Música e Conversa,
A Máscara do Demônio da Maldade,
LIMPEZA DE OUVIDOS,
Ruído,
Silêncio,
Som,
Timbre,
Amplitude,
Melodia,
Textura,
Ritmo,
A Paisagem Sonoro-Musical,
Transcrição I: Charles Ives e Perspectiva,
Transcrição II: Música para Papel e Madeira,
Quatro pós-escritos,
Ruído,
Silêncio,
Som,
Timbre,
Amplitude,
Melodia,
Textura,
Ritmo,
A Paisagem Sonoro-Musical,
Transcrição I: Charles Ives e Perspectiva,
Transcrição II: Música para Papel e Madeira,
Quatro pós-escritos,
A NOVA PAISAGEM SONORA,
Sim, mas Isso é Música?,
O Ambiente Sônico,
A Respeito do Silêncio,
Uma Nova Definição de Ruído,
Esgoto Sonoro: Uma Colagem,
Três Limiares do Audível e Um do Suportável,
Além do Audível,
A Música das Esferas,
Esquizofonia,
O Objeto Sonoro,
A Nova Paisagem Sonora,
Epílogo,
Diário de Sons do Oriente Médio,
Sim, mas Isso é Música?,
O Ambiente Sônico,
A Respeito do Silêncio,
Uma Nova Definição de Ruído,
Esgoto Sonoro: Uma Colagem,
Três Limiares do Audível e Um do Suportável,
Além do Audível,
A Música das Esferas,
Esquizofonia,
O Objeto Sonoro,
A Nova Paisagem Sonora,
Epílogo,
Diário de Sons do Oriente Médio,
QUANDO AS PALAVRAS CANTAM
Impressão Vocal,
Melisma,
Concerto da Natureza,
Palavra-Trovão,
A Biografia do Alfabeto,
Onomatopéia,
Vogais,
A Curva Psicográfica da Alma da Palavra,
Segredos em Pianíssimo,
Poema Sonoro,
Palavras e Música,
Choros,
Texturas Corais,
Haiku,
Canto à Vista,
Luar,
Apêndice: Textos sem Comentários,
Impressão Vocal,
Melisma,
Concerto da Natureza,
Palavra-Trovão,
A Biografia do Alfabeto,
Onomatopéia,
Vogais,
A Curva Psicográfica da Alma da Palavra,
Segredos em Pianíssimo,
Poema Sonoro,
Palavras e Música,
Choros,
Texturas Corais,
Haiku,
Canto à Vista,
Luar,
Apêndice: Textos sem Comentários,
O RINOCERONTE NA SALA DE AULA,
Introdução,
Educação Musical: Considerações,
Educação Musical: Mais Considerações,
Notas sobre Notação,
A Caixa de Música,
Trenodia,
Partindo para Novas Direções,
Curriculum Vitae,
Introdução,
Educação Musical: Considerações,
Educação Musical: Mais Considerações,
Notas sobre Notação,
A Caixa de Música,
Trenodia,
Partindo para Novas Direções,
Curriculum Vitae,
ALÉM DA SALA DE MÚSICA,
Bricolagem,
Jonas e o Coro da Comunidade de Maynooth,
Carta aos Portugueses,
A Orquestra Mágica de Edward,
Aqui os Sons Rodam.
Bricolagem,
Jonas e o Coro da Comunidade de Maynooth,
Carta aos Portugueses,
A Orquestra Mágica de Edward,
Aqui os Sons Rodam.
Essa publicação no traz todo o esqueleto do livro!! Obrigada!
ResponderExcluir