terça-feira, 1 de março de 2011

Educação Musical: Série Pedagogias - Método Suzuki - Filosofia.

 O professor Shinichi Suzuki nasceu no Japão em 1898. Seu pai era dono de uma fábrica de violinos. Começou a tocar violino sozinho e aos 22 anos partiu para estudar violino na Alemanha. Quando retornou ao Japão, em 1928, passou a dar aulas de violino e logo se interessou por ensinar violino às crianças. Acreditava que as crianças pequenas tinham grande capacidade de aprendizagem, e dedicou o resto de sua vida ao desenvolvimento de uma metodologia de ensino, conhecida como Método Suzuki. Viveu com muita energia até os 99 anos, e teve a felicidade de ver sua metodologia ser aplicada na educação musical de crianças em todo o mundo.  O trabalho que desenvolvia no Japão foi “descoberto” por outros professores a partir da década de 60, e desde então tem sido muito divulgado pelos resultados impressionantes que propicia. Também conhecido por “Educação do Talento”, seu método tem como ponto de partida a convicção do professor Suzuki de que “talento não é acaso do nascimento; as pessoas são o que são como resultado do ambiente em que vivem; toda criança pode, se treinada”.

Hoje o Método Suzuki é aplicado no ensino de música, contando com material específico para diversos instrumentos. Mas este aprendizado não pode ser limitado ao uso do material didático do Suzuki. O material é muito bem planejado, porém o mais importante é que o professor siga a filosofia Suzuki. Sem um professor treinado e conhecedor da pedagogia envolvida, o método passa a ser uma coletânea de partituras. O envolvimento da família com a filosofia também é necessário, e o estudo musical passa a ser um momento de prazer para todos.
Para se ter idéia da grande influência que o Método Suzuki tem na área de educação musical, visite as páginas das associações internacionais a partir da SAA (Associação Suzuki das Américas).

link:
  • ISA - Associação Internacional Suzuki internationalsuzuki.org


  • SAA - Associação Suzuki das Américas suzukiassociation.org


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário