Infantil ou infantilizado?
Na grande era da tecnologia em que vivemos, é um desafio para
os educadores de todo país fazerem o resgate do folclore brasileiro das suas
brincadeiras e suas canções.
Será possível competir com os computadores, os moderníssimos
vídeo-games com jogos 3D, os desenhos japoneses e os “astros” da música teen pop?
Um claro exemplo de gravação que não ajuda neste processo é
o cd Músicas folclóricas Brasileiras, da editora Abril, em parceria com a fundação Victor Cívita. Quando se assina
a revista Nova Escola o cd vem como brinde, para que os pedagogos, professores
de arte e educadores em geral possam utilizar em suas aulas nas escolas de todo
país.
O cd contém 26 faixas, 13 canções de várias regiões brasileiras mais seu o playback, mas, o que não colabora com a curiosidade e interesse na escuta é a maneira como o mesmo foi gravado. Todos os sons são produzidos por um sintetizador, na faixa “A carrocinha” uma marcha de carnaval, na introdução uma flauta pícollo e um trombone fazem um solo enquanto uma bateria, baixo e piano elétrico sustentam a base, em seguida entra uma voz feminina entra cantando o tema. Bem, esta descrição enquanto aos instrumentos de sopro é uma mera suposição, ajudado pelo gênero da musica, pois seguindo somente o som sem acompanhamento, poderia se sugerir vários outros instrumentos. A maneira de cantar também infantilizada transparece uma boa intenção; a de ser musicalmente infantil.
As lojas estão cheias de CDs, DVDs “educativos”, “infantis”,
mais na sua maioria não passam de uma maneira equivocada de interpretar o
universo da criança, como se não pudesse conter musicas com arranjos
elaborados, utilizando diversos timbres e instrumentos, abertura de vozes etc. A
música tem se adequar aos tempos modernos, não disputando, mas, oferecendo
elementos que a modernidade não aborda.
No Brasil há uma dezena de educadores musicais, que buscam
de maneira criteriosa preencher estas lacunas, produzindo materiais que abordam
o folclore, e também materiais pedagógicos, para que, ai sim, os profissionais
de educação possam sem medo oferecer aos seus alunos um material artisticamente
atraente, com conteúdo selecionado para fazer pesquisas, jogos e dinâmicas.
Podemos
ver o trabalho da mineira Cecília Cavalieri França, educadora
musical Ph. D, professora adjunta da UFMG, possui diversas publicações e dois
CDs de canções infantis de uma série Poemas
Musicais. O cuidado em que ela produz seus materiais é de uma incrível
sutileza, o livro disponível com partituras para acompanhar o cd, é muito bem impresso
em papel de qualidade e os cadernos que vão para as crianças, têm muitas cores
e desenhos, sem ser confuso visualmente.
No cd
Poemas Musicais: ondas, meninas, estrelas e bichos (2003),
finalista do prêmio TIM 2004, na faixa “Maria fumaça” a criança é levada a um
passeio, morro acima – morro abaixo através da utilização de cinco notas da
escala de Re maior, já na introdução notamos uma atmosfera lúdica e muito bem
ambientada pelos diversos instrumentos que compõem a faixa, o arranjo é muito
bem elaborado e cheios de convenções, piano, cello e flautas comandam a Maria
fumaça e a cada repetição o arranjo se refaz, a canção é cantada por um coro de
crianças muito bem afinadas.
Link: http://www.ceciliacavalierifranca.com.br/inicio/
Link: http://ceciliacavalierifranca.blogspot.com.br/
André
de Sousa
Educador Musical, formado em Licenciatura Plena em Música pela UNIFIAMFAAM, pós - graduando em Educação Musical pela Faculdade Cantareira, atualmente é professor do Projeto Guri Santa Marcelina, autor do Blog Musicaliza Brasil e colaborador do Música e Movimento.
Link: http://musicalizabrasil.blogspot.com.br/
Link: http://www.musicaemovimento.com.br/
Concordo plenamente com seu ponto de vista. Nosso trabalho, é também, oferecer e indicar aos professores polivalentes boas gravações que serão disseminadas por eles em saula de aula, em sua maioria, principalmente na Educação Infantil. No ano passado escrevi no Blog do Colégio sobre o assunto e indicações de repertório para se apreciar e oferecer aos pequenos...dá uma olhadinha...segue o link:
ResponderExcluirhttp://musica-marupiara.blogspot.com.br/2011/04/sabores-musicais-para-pais-e-filhos.html
Concordo plenamente!!
ResponderExcluirPoucas vezes recorri a esses CDs infantis em minhas aulas pois é raro achar algo mais elaborado! Adoraria poder fazer algum trabalho nesse sentido com áudio...Quem sabe um dia...?
Vou acessar esses links sugeridos...
Abs!
Boa discussão André! E é sempre bom relembrar...
ResponderExcluirJá existe muito música boa infantil produzida e ainda hoje, percebemos a veiculação de repertório estilizado, empobrecido cultura e musicalmente.
[]s
Roberto Schkolnick