quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Educação Musical: Série Ritmos Brasileiros: Cacuriá 3.

Videos de Cacuriá...


Grupo Pé no Terreiro.

recordplayer entrevista pé no terreiro
Show do Pé no Terreiro
Peixe Tralhoto



Grupo Pé no Terreiro Link: http://grupopenoterreiro.blogspot.com/

Grupo Cupuaçu.

Grupo formado em 1999 na ciade de São Paulo. Integrado por Tião Carvalho (voz, pandeirão, maracá e zabumba), Henrique Menezes (pandeiro, voz e maracá), Ricardo Mendonça (pandeiro, tambor-onça, zabumba e cowbell), Lovece (pandeiro), Naná de Nazaré (voz e tambor-onça), Graça Reis (voz), Celso França (pandeiro), Alfredo Ramos (pandeiro) e César Peixinho (pandeiro e tambor-onça) o grupo lançou o primeiro CD pelo Núcleo Contemporâneo em 2000. Com participações especiais de Benjamim Taubkin no piano, Maestro José Roberto Branco no trumpete e Mané Silveira no saxofone, o disco trouxe composições de integrantes do grupo e de outros compositores de São Paulo.

retirado do site: http://www.dicionariompb.com.br/grupo-cupuacu/dados-artisticos

Link: http://www.grupocupuaçu.org.br/



Cacuriá de D. Teté





D. Teté 1924 - Maranhão.


Dados Artísticos - Figura popular no centro histórico da cidade de São Luís do Maranhão. Tornou-se conhecida como representante do ritmo do cacuriá, surgido por volta de 1970, durante as comemorações da Festa do Divino. O cacuriá é uma dança executada ao som das caixas do Divino - pequenos tambores.

Em 1980 foi convidada a ensinar o toque de caixa do Divino para os participantes do espetáculo teatral "Passos", integrando-se, então, ao elenco permanente do grupo, e a trabalhar no Laborarte (Laboratório de Expressões Artísticas), em São Luís, ensinando o toque de caixa.

Gravou seu primeiro CD por volta de 2000. Inovou o cacuriá introduzindo novos instrumentos como cordas, flauta, baixo, clarinete, teclados, entre outros.

Em 2003, lançou seu segundo disco cantando o cacuriá com letras de duplo sentido como "Bota a cana pra assar, assa a cana". Segundo ela, o cacuriá "é uma dança sensual, mas não vulgar". Nesse seu segundo disco estão presentes, entre outras, as músicas "Choro da lera", "Cabeça de bagre", "Mariquinha", "Rosa menina" e "A cana", todas de domínio popular com adaptações suas. Sua versatilidade como artista popular a faz conhecida no Maranhão através e diversas atuações: toca caixa, dança tambor de crioula, canta ladainha e tira procissão.

Na coletânea realizada pelo Itaú Cultural, Cartografia Musical Brasileira, Dona Teté marca presença em duas faixas, Choro de lera e Jabuti/jacaré

Em "Mãe gentil", peça teatral de Ivaldo Bertazzo, Dona Teté faz participação especial, junto com seus conterrâneos Zeca Baleiro e Rosa Reis. O Projeto Rumos Musicais Itaú Cultural, projeto realizado no segundo semestre de 2001, levou D. Teté a São Paulo para uma apresentação no Instituto patrocinado pelo referido banco.

retirado do site:  http://www.dicionariompb.com.br/dona-tete/dados-artisticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário