5.1 Como ensinar
Você sabe quando usar planos, atividades, sequências ou projetos?
Para preservar o sentido do conteúdo, evitar sua fragmentação e distribuir os temas em função do tempo de aprendizagem, o trabalho na pré-escola pode ser organizado de acordo com as chamadas modalidades organizativas. NOVA ESCOLA utiliza essa abordagem. Abaixo, você confere um resumo sobre cada uma das modalidades:
- Plano de aula Forma de organizar o dia de aula com foco numa atividade específica (leitura exploratória de um texto, resolução de um tipo de problema matemático etc.). Como dura apenas um dia, costuma ser usado para apresentar um conteúdo ou explorar um detalhe dele.
Atenção Não se esqueça de incluir uma atividade diagnóstica inicial (para verificar os alunos sabem sobre o assunto) e uma avaliação final (para indicar o que aprenderam).
- Atividade permanente Também chamada de atividade habitual, é realizada regularmente (todo dia, uma vez por semana ou a cada 15 dias). Ela serve para construir hábitos e familiarizar os alunos com determinados conteúdos. Por exemplo: a leitura diária em voz alta faz com que os estudantes aprendam mais sobre a linguagem e desenvolvam comportamentos leitores.
Atenção Ao planejar esse tipo de tarefa, é essencial saber o que se quer alcançar, que materiais usar e quanto tempo tudo vai durar. Vale sempre contar para as crianças que a atividade em questão será recorrente.
- Sequência didática Conjunto de propostas com ordem crescente de complexidade. O objetivo é focar conteúdos particulares (por exemplo, a regularidade ortográfica) numa ordenação com começo, meio e fim. Em sua organização, é preciso prever esse tempo e como distribuir as sequências em meio às atividades permanentes e aos projetos.
Atenção É comum confundir essa modalidade com o trabalho do dia a dia. A questão é: há continuidade? Se a resposta for não, você está usando uma coleção de atividades com a cara de sequência.
- Projeto didático Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelas crianças. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando as crianças especialistas em um determinado tema.
Atenção O erro mais comum é um certo descaso pelo processo de aprendizagem, com um excessivo cuidado em relação à chamada culminância (a elaboração do produto final).
Link Original: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/musica-1o-2o-anos-640283.shtml?page=5.1
5.2 Atividades permanentes
A ampliação do repertório dos alunos é trabalhada nessa modalidade organizativa
Fazer com que as crianças explorem diferentes sons - da natureza, dos instrumentos musicais ou do ambiente da escola -, cantem as músicas que mais gostam e tenham a oportunidade de apreciar novas obras musicais devem ser hábitos na rotina dos alunos. A audição, a apreciação e a ampliação do repertório da turma se enquadram nessaforma de organização. Ouvir músicas diferentes a cada aula e mostrar às crianças o som dos instrumentos são atividades que criam o hábito da escuta cada vez mais ativa (e crítica) nos estudantes.
Lista das atividades permanentes
5.2.1 Os sons do cotidiano
O que trabalha A percepção dos conceitos musicais de timbre, altura duração, intensidade e ritmo; audição dos sons do cotidiano.
5.2.2 Hinos brasileiros, um produto cultural
O que trabalha Audição e apreciação de uma obra cívica; música, cultura e repertório.
Ouça a coletânea de Hinos Brasileiros, interpretada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), sob regência do maestro John Neschling.
5.2.1 Os sons do cotidiano
CONTEÚDO ■ Escuta atenta dos sons do cotidiano (inclusive o silêncio)
■ Conceitos musicais (timbre, altura, duração, intensidade e ritmo)
■ Funcionamento dos instrumentos musicais
■ Mecanismos de propagação sonora e acústica dos materiais.
ANOS 1º e 2º
TEMPO 4 meses
OBJETIVO
Desenvolver a acuidade auditiva nas crianças e colocá-las em contato com o sistema de produção de sons
MATERIAL NECESSÁRIO
Rádio e gravador de som, instrumentos musicais, caixas de papelão, pedras, conchas, talheres, pregos, tubos de papelão, bambu, garrafas de vidro e garrafões de água
DESENVOLVIMENTO
■ 1ª etapa Reserve duas aulas para as crianças ouvirem atentamente os sons de diferentes locais dentro da escola (sala, cozinha, pátio) e fora dela (ruas movimentadas, parques). Em outra aula, proponha que as crianças transformem o que ouviram. Elas podem fazer isso ao desenhar e imitar. A intenção é mostrar onde há sons estridentes, suaves, bonitos,
repetitivos etc. É possível também gravar os sons do ambiente e reproduzi-los em classe.
■ 2ª etapa
Prepare quatro aulas de investigação e diferenciação dos sons. Com uma boa variedade de materiais em mãos (talheres, pedras, conchas, pedaços de madeira etc.), faça barulhos e peça que os alunos digam o que ouvem e depois classifiquem de acordo com a altura, a intensidade e a duração. Por exemplo, que som faz um talher contra o outro? E se alguém bater mais forte? O acontece se isso for feito dentro de uma caixa de papelão? Há também outras estratégias interessantes para mostrar que cada som tem uma "personalidade" (timbre). Toque instrumentos musicais ou reproduza CDs com sons de instrumentos diferentes em cada faixa, caso do CD que acompanha o livro Orquestra Tintim por Tintim.
■ 3ª etapa É o momento de entender o funcionamento dos instrumentos na prática. Para a produção de sons, sugira a montagem de chocalhos com latas de metal, arroz ou pedras. Qual deles produz um som melhor? Você pode ir além e propor a construção de instrumentos
simples. Basta a garotada trazer de casa materiais de sucata. As garrafas de vidro produzem diferentes sonoridades conforme a quantidade de água colocada dentro. Bambus ou tubos podem virar instrumentos de sopro, e garrafões de água, tambores.
AVALIAÇÃO
Verifique se a turma diferencia e classifica os sons durante as atividades e avalie se,
na hora de produzir os instrumentos, todos entenderam seus princípios básicos de funcionamento.
■ Conceitos musicais (timbre, altura, duração, intensidade e ritmo)
■ Funcionamento dos instrumentos musicais
■ Mecanismos de propagação sonora e acústica dos materiais.
ANOS 1º e 2º
TEMPO 4 meses
OBJETIVO
Desenvolver a acuidade auditiva nas crianças e colocá-las em contato com o sistema de produção de sons
MATERIAL NECESSÁRIO
Rádio e gravador de som, instrumentos musicais, caixas de papelão, pedras, conchas, talheres, pregos, tubos de papelão, bambu, garrafas de vidro e garrafões de água
DESENVOLVIMENTO
■ 1ª etapa Reserve duas aulas para as crianças ouvirem atentamente os sons de diferentes locais dentro da escola (sala, cozinha, pátio) e fora dela (ruas movimentadas, parques). Em outra aula, proponha que as crianças transformem o que ouviram. Elas podem fazer isso ao desenhar e imitar. A intenção é mostrar onde há sons estridentes, suaves, bonitos,
repetitivos etc. É possível também gravar os sons do ambiente e reproduzi-los em classe.
■ 2ª etapa
Prepare quatro aulas de investigação e diferenciação dos sons. Com uma boa variedade de materiais em mãos (talheres, pedras, conchas, pedaços de madeira etc.), faça barulhos e peça que os alunos digam o que ouvem e depois classifiquem de acordo com a altura, a intensidade e a duração. Por exemplo, que som faz um talher contra o outro? E se alguém bater mais forte? O acontece se isso for feito dentro de uma caixa de papelão? Há também outras estratégias interessantes para mostrar que cada som tem uma "personalidade" (timbre). Toque instrumentos musicais ou reproduza CDs com sons de instrumentos diferentes em cada faixa, caso do CD que acompanha o livro Orquestra Tintim por Tintim.
■ 3ª etapa É o momento de entender o funcionamento dos instrumentos na prática. Para a produção de sons, sugira a montagem de chocalhos com latas de metal, arroz ou pedras. Qual deles produz um som melhor? Você pode ir além e propor a construção de instrumentos
simples. Basta a garotada trazer de casa materiais de sucata. As garrafas de vidro produzem diferentes sonoridades conforme a quantidade de água colocada dentro. Bambus ou tubos podem virar instrumentos de sopro, e garrafões de água, tambores.
AVALIAÇÃO
Verifique se a turma diferencia e classifica os sons durante as atividades e avalie se,
na hora de produzir os instrumentos, todos entenderam seus princípios básicos de funcionamento.
Marisa Szpigel
Selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 Teca Alencar de Brito, diretora da Teca Oficina de Música
Link Original: http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/sequencia-didatica-429819.shtml
5.2.2 Hinos Brasileiros, um produto cultural
Introdução Os hinos brasileiros são símbolos cívicos que rendem um precioso estudo sobre como uma sociedade representa determinados fatos de sua história, de seu cotidiano ou de sua cultura. Para isso, a sugestão é que você faça um paralelo entre os hinos populares (de times de futebol, por exemplo) com os hinos brasileiros.
Objetivos
Possibilitar ao aluno reconhecer que os grupos sociais compõem hinos que representam a sua ligação com determinados fatos. Entender os hinos como manifestações sociais que aproximam grupos por suas identidades, com o esporte, o bairro, a escola, o pais e outros símbolos. Interpretar a letra do hino nacional e relacionar aspectos geográficos e históricos do Brasil. Estabelecer as relações entre a letra do hino nacional e identificar sua importância para a construção de imagens e símbolos sobre o Brasil.
Conteúdo
Paisagem local - espaço e lugar
Valorizar os hinos brasileiros; estabelecer relações entre os hinos e nossas identidades. Conhecer diferentes hinos praticados do povo brasileiro; interpretar o Hino Nacional e outros hinos.
Ano 3º ou 4º anos
Tempo estimado Três a quatro aulas com uma hora de duração.
Material necessário CD Hinos Brasileiros e letras de diferentes hinos. Caderno de classe, imagens, aparelho de som, material para desenhar.
Desenvolvimento das atividades
1ª aula Em roda converse com os alunos sobre os hinos que conhecem, ou que já ouviram na escola, em casa, em festas, etc. Organize na lousa a lista de hinos conhecidos da turma.
Se você souber algum, cante para eles e explique como aprendeu e por quê. Lembre-se de hinos mais populares como o do time de futebol, da escola, de escolas de samba, entre outros.
Após uma sessão descontraída da captura desse repertório conhecido dos alunos, questione a turma sobre por que temos hinos em nosso dia-a-dia? Pergunte por que acham que as pessoas escrevem e cantam hinos? Anote na lousa todas as hipóteses das crianças.
À medida que os alunos vão sugerindo e contribuindo com a discussão, escreva ou projete numa tela um trecho de um hino bem conhecido da turma . Geralmente os hinos de times são os mais conhecidos.
A titulo de exemplo, reproduzimos os hinos de dois times de futebol do Brasil que contam com numerosas torcidas. Escolha outros que tenham significado para a turma. O objetivo é proporcionar uma primeira aproximação sobre o significado do hino para uma nação ou o significado cultural do futebol para os brasileiros.
Hino Do Corinthians
Salve o Corinthians,
O campeão dos campeões,
Eternamente
Dentro dos nossos corações.
Salve o Corinthians
De tradição e glórias mil;
Tu és o orgulho
Dos esportistas do Brasil.
Teu passado é uma bandeira,
Teu presente, uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão.
Corinthians grande,
Sempre Altaneiro
És do Brasil
O clube mais brasileiro.
Hino do Flamengo
Uma vez flamengo.
Sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser
É meu maior prazer vê-lo brilhar
Seja na terra, seja no mar
Vencer, vencer, vencer
Uma vez flamengo, Flamengo até, morrer
Na regata ele me mata,
Me maltrata, me arrebata
Que emoção no coração
Consagrado no gramado
Sempre amado, o mais cotado
Nos Fla-Flus é o "ai, Jesus"!
Eu teria um desgosto profundo
Se faltasse o Flamengo no mundo
Ele vibra, ele é fibra
Muita libra já pensou
Flamengo até morrer eu sou
Leia a letra para os alunos e questione sobre o que entendem quando alguém diz vencer, vencer, vencer... uma vez Flamengo, flamengo até morrer . Deixe que falem o que sabem. Explore com os alunos o tom forte dos hinos. Explique que os hinos são um produto cultural e que contribuem para a identificação das pessoas com fatos, com seu país e a ligação com os lugares . Neste caso a ligação com o esporte futebol.
É importante que os alunos percebam como o contato com qualquer hino nos envolve num clima de afinidade x hostilidade, emoção, curiosidade, auto-estima e identificação. Se quiser, reserve um tempo para que os alunos tragam hinos que conhecem.
2ª aula Explique aos alunos que nesta aula eles irão ouvir um hino que foi composto para o nosso país: o Hino Nacional (na versão cantada). Todos devem ficar de olhos fechados para ouvir o hino e depois irão fazer um desenho a partir do que sentiram ao ouvi-lo. Não é necessário tocar o hino todo. Faça a audição da primeira parte.
Em seguida divida o grupo-classe em dois ou três grandes grupos, dependendo da quantidade de alunos. Um grupo conta para o outro o que sentiu e desenhou.
Como tarefa de casa cada aluno deve perguntar a uma pessoa de sua família o que sente quando ouve o Hino Nacional e em que situações os brasileiros o cantam.
3ª aula Nesta aula os alunos devem apresentar o que descobriram sobre o que sentem seus familiares ao ouvirem o hino e em quais situações o hino brasileiro é entoado ou cantado. Discuta com a turma o significado do hino para o povo brasileiro. Para que os alunos se organizem para essa atividade, você pode também reunir a turma em grupos e realizar a troca de informações em pequenos grupos.
Se puder, reserve um tempo para discutir sobre o significado histórico do hino nacional, o que pode ser feito por meio de um bate-papo com um historiador convidado.
4ª aula Nesta aula, distribua aos alunos a letra do hino e solicite que, em duplas, os alunos a leiam. Em seguida cada dupla escolhe uma estrofe para buscar entender o que ela quer dizer.
Dependendo da turma o professor pode solicitar uma re-escrita da estrofe, traduzindo o que entenderam.
Você pode selecionar aquelas estrofes mais difíceis e em sala de aula buscar o que ela quer dizer, consultando o glossário a seguir ou com apoio de um dicionário.
Veja um exemplo
(ordem inversa)
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
(ordem direta)
As margens calmas do Rio Ipiranga ouviram
o grito forte de um povo heróico,
e, nesse instante, o sol da Liberdade
brilhou, em raios cintilantes, no céu da Pátria.
Para finalizar, convide os alunos para analisar a letra do hino inteiro. Por que o autor usou um número tão grande de adjetivos para descrever o momento da Independência do Brasil? O hino foi escrito em que data? Por que teria sido escrito tanto tempo depois da data que marca a Independência do Brasil? E o Riacho do Ipiranga, ele é tão importante assim? Onde fica esse rio em São Paulo? Se o Brasil for ameaçado, o que o texto diz que os brasileiros farão?
Avaliação Ao final do processo, discuta com os alunos alguns conceitos que podem ser gerados a partir dessa aula sobre hinos e seus significados, tais como as figuras de linguagem que descrevem o Brasil.
Outro ponto interessante a ser discutido é o papel do hino para os brasileiros: qual a importância cultural dos hinos? Por fim, a interpretação da letra do hino e os símbolos que a letra contém: país vasto, de recursos infinitos , justiça, pátria e nação.
O jornalista Aldo Pereira, autor de um livro sobre o Hino Nacional, propõe que a letra do hino seja lida na ordem direta para uma melhor compreensão. Ele fez, também, um glossário com as palavras menos conhecidas.
I
As margens plácidas do Ipiranga ouviram
o brado retumbante de um povo heróico,
e, nesse instante, o sol da Liberdade
brilhou, em raios fúlgidos, no céu da Pátria.
Se conseguimos conquistar com braço forte
o penhor desta igualdade,
em teu seio, ó Liberdade, o nosso peito
desafia a própria morte!
Ó Pátria amada,
idolatrada,
salve! salve!
Brasil, se a imagem do Cruzeiro resplandece
em teu céu formoso, risonho e límpido,
um sonho intenso, um raio vívido
de amor e de esperança desce à terra.
És belo, és forte, impávido colosso,
gigante pela própria natureza,
e o teu futuro espelha essa grandeza.
Ó Pátria amada,
Brasil, [apenas] tu,
entre outras mil [terras],
és terra adorada!
Pátria amada, Brasil,
és mãe gentil dos filhos deste solo!
II
Ó Brasil, florão da América,
deitado eternamente em berço esplêndido,
ao som do mar e à luz do céu profundo,
fulguras iluminado ao sol do Novo Mundo!
Teus campos lindos, risonhos, têm mais flores do que a terra mais garrida; [e assim como] "nossos bosques têm mais vida," [também] "nossa vida" no teu seio [tem] "mais amores".
Ó Pátria amada...
Brasil, o lábaro estrelado que ostentas
seja símbolo de amor eterno,
e o verde-louro dessa flâmula diga:
Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues a clava forte da justiça,
verás que um filho teu não foge à luta,
quem te adora não teme nem a própria morte.
Terra adorada...
Glossário Margens plácidas - "Plácida" significa serena, calma. Esse é o tom desses versos. Ao contrário do hino de outras nações, o nosso não fala em guerras
Ipiranga - É o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência. O Ipiranga nasce junto ao zoológico da cidade de São Paulo
Brado retumbante - Grito forte, que provoca eco
Penhor - Usado de maneira figurada, "penhor desta igualdade" é a garantia, a segurança de que haverá liberdade
Imagem do Cruzeiro resplandece - O "Cruzeiro" é a constelação do Cruzeiro do Sul, que brilha, ou resplandece, no céu
Impávido colosso - "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranqüilo, calmo
Mãe gentil - A "mãe gentil" é a pátria. Um país que ama e defende seus "filhos", os brasileiros, como qualquer mãe
Florão - "Florão" é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América
Garrida - Enfeitada, que chama a atenção pela beleza
Lábaro - "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos. Aqui é sinônimo de bandeira
Clava forte - Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra
Selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 Teca Alencar de Brito, diretora da Teca Oficina de Música
Link Original: http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/sequencia-didatica-429819.shtml
5.2.2 Hinos Brasileiros, um produto cultural
Introdução Os hinos brasileiros são símbolos cívicos que rendem um precioso estudo sobre como uma sociedade representa determinados fatos de sua história, de seu cotidiano ou de sua cultura. Para isso, a sugestão é que você faça um paralelo entre os hinos populares (de times de futebol, por exemplo) com os hinos brasileiros.
Objetivos
Possibilitar ao aluno reconhecer que os grupos sociais compõem hinos que representam a sua ligação com determinados fatos. Entender os hinos como manifestações sociais que aproximam grupos por suas identidades, com o esporte, o bairro, a escola, o pais e outros símbolos. Interpretar a letra do hino nacional e relacionar aspectos geográficos e históricos do Brasil. Estabelecer as relações entre a letra do hino nacional e identificar sua importância para a construção de imagens e símbolos sobre o Brasil.
Conteúdo
Paisagem local - espaço e lugar
Valorizar os hinos brasileiros; estabelecer relações entre os hinos e nossas identidades. Conhecer diferentes hinos praticados do povo brasileiro; interpretar o Hino Nacional e outros hinos.
Ano 3º ou 4º anos
Tempo estimado Três a quatro aulas com uma hora de duração.
Material necessário CD Hinos Brasileiros e letras de diferentes hinos. Caderno de classe, imagens, aparelho de som, material para desenhar.
Desenvolvimento das atividades
1ª aula Em roda converse com os alunos sobre os hinos que conhecem, ou que já ouviram na escola, em casa, em festas, etc. Organize na lousa a lista de hinos conhecidos da turma.
Se você souber algum, cante para eles e explique como aprendeu e por quê. Lembre-se de hinos mais populares como o do time de futebol, da escola, de escolas de samba, entre outros.
Após uma sessão descontraída da captura desse repertório conhecido dos alunos, questione a turma sobre por que temos hinos em nosso dia-a-dia? Pergunte por que acham que as pessoas escrevem e cantam hinos? Anote na lousa todas as hipóteses das crianças.
À medida que os alunos vão sugerindo e contribuindo com a discussão, escreva ou projete numa tela um trecho de um hino bem conhecido da turma . Geralmente os hinos de times são os mais conhecidos.
A titulo de exemplo, reproduzimos os hinos de dois times de futebol do Brasil que contam com numerosas torcidas. Escolha outros que tenham significado para a turma. O objetivo é proporcionar uma primeira aproximação sobre o significado do hino para uma nação ou o significado cultural do futebol para os brasileiros.
Hino Do Corinthians
Salve o Corinthians,
O campeão dos campeões,
Eternamente
Dentro dos nossos corações.
Salve o Corinthians
De tradição e glórias mil;
Tu és o orgulho
Dos esportistas do Brasil.
Teu passado é uma bandeira,
Teu presente, uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão.
Corinthians grande,
Sempre Altaneiro
És do Brasil
O clube mais brasileiro.
Hino do Flamengo
Uma vez flamengo.
Sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser
É meu maior prazer vê-lo brilhar
Seja na terra, seja no mar
Vencer, vencer, vencer
Uma vez flamengo, Flamengo até, morrer
Na regata ele me mata,
Me maltrata, me arrebata
Que emoção no coração
Consagrado no gramado
Sempre amado, o mais cotado
Nos Fla-Flus é o "ai, Jesus"!
Eu teria um desgosto profundo
Se faltasse o Flamengo no mundo
Ele vibra, ele é fibra
Muita libra já pensou
Flamengo até morrer eu sou
Leia a letra para os alunos e questione sobre o que entendem quando alguém diz vencer, vencer, vencer... uma vez Flamengo, flamengo até morrer . Deixe que falem o que sabem. Explore com os alunos o tom forte dos hinos. Explique que os hinos são um produto cultural e que contribuem para a identificação das pessoas com fatos, com seu país e a ligação com os lugares . Neste caso a ligação com o esporte futebol.
É importante que os alunos percebam como o contato com qualquer hino nos envolve num clima de afinidade x hostilidade, emoção, curiosidade, auto-estima e identificação. Se quiser, reserve um tempo para que os alunos tragam hinos que conhecem.
2ª aula Explique aos alunos que nesta aula eles irão ouvir um hino que foi composto para o nosso país: o Hino Nacional (na versão cantada). Todos devem ficar de olhos fechados para ouvir o hino e depois irão fazer um desenho a partir do que sentiram ao ouvi-lo. Não é necessário tocar o hino todo. Faça a audição da primeira parte.
Em seguida divida o grupo-classe em dois ou três grandes grupos, dependendo da quantidade de alunos. Um grupo conta para o outro o que sentiu e desenhou.
Como tarefa de casa cada aluno deve perguntar a uma pessoa de sua família o que sente quando ouve o Hino Nacional e em que situações os brasileiros o cantam.
3ª aula Nesta aula os alunos devem apresentar o que descobriram sobre o que sentem seus familiares ao ouvirem o hino e em quais situações o hino brasileiro é entoado ou cantado. Discuta com a turma o significado do hino para o povo brasileiro. Para que os alunos se organizem para essa atividade, você pode também reunir a turma em grupos e realizar a troca de informações em pequenos grupos.
Se puder, reserve um tempo para discutir sobre o significado histórico do hino nacional, o que pode ser feito por meio de um bate-papo com um historiador convidado.
4ª aula Nesta aula, distribua aos alunos a letra do hino e solicite que, em duplas, os alunos a leiam. Em seguida cada dupla escolhe uma estrofe para buscar entender o que ela quer dizer.
Dependendo da turma o professor pode solicitar uma re-escrita da estrofe, traduzindo o que entenderam.
Você pode selecionar aquelas estrofes mais difíceis e em sala de aula buscar o que ela quer dizer, consultando o glossário a seguir ou com apoio de um dicionário.
Veja um exemplo
(ordem inversa)
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
(ordem direta)
As margens calmas do Rio Ipiranga ouviram
o grito forte de um povo heróico,
e, nesse instante, o sol da Liberdade
brilhou, em raios cintilantes, no céu da Pátria.
Para finalizar, convide os alunos para analisar a letra do hino inteiro. Por que o autor usou um número tão grande de adjetivos para descrever o momento da Independência do Brasil? O hino foi escrito em que data? Por que teria sido escrito tanto tempo depois da data que marca a Independência do Brasil? E o Riacho do Ipiranga, ele é tão importante assim? Onde fica esse rio em São Paulo? Se o Brasil for ameaçado, o que o texto diz que os brasileiros farão?
Avaliação Ao final do processo, discuta com os alunos alguns conceitos que podem ser gerados a partir dessa aula sobre hinos e seus significados, tais como as figuras de linguagem que descrevem o Brasil.
Outro ponto interessante a ser discutido é o papel do hino para os brasileiros: qual a importância cultural dos hinos? Por fim, a interpretação da letra do hino e os símbolos que a letra contém: país vasto, de recursos infinitos , justiça, pátria e nação.
O jornalista Aldo Pereira, autor de um livro sobre o Hino Nacional, propõe que a letra do hino seja lida na ordem direta para uma melhor compreensão. Ele fez, também, um glossário com as palavras menos conhecidas.
I
As margens plácidas do Ipiranga ouviram
o brado retumbante de um povo heróico,
e, nesse instante, o sol da Liberdade
brilhou, em raios fúlgidos, no céu da Pátria.
Se conseguimos conquistar com braço forte
o penhor desta igualdade,
em teu seio, ó Liberdade, o nosso peito
desafia a própria morte!
Ó Pátria amada,
idolatrada,
salve! salve!
Brasil, se a imagem do Cruzeiro resplandece
em teu céu formoso, risonho e límpido,
um sonho intenso, um raio vívido
de amor e de esperança desce à terra.
És belo, és forte, impávido colosso,
gigante pela própria natureza,
e o teu futuro espelha essa grandeza.
Ó Pátria amada,
Brasil, [apenas] tu,
entre outras mil [terras],
és terra adorada!
Pátria amada, Brasil,
és mãe gentil dos filhos deste solo!
II
Ó Brasil, florão da América,
deitado eternamente em berço esplêndido,
ao som do mar e à luz do céu profundo,
fulguras iluminado ao sol do Novo Mundo!
Teus campos lindos, risonhos, têm mais flores do que a terra mais garrida; [e assim como] "nossos bosques têm mais vida," [também] "nossa vida" no teu seio [tem] "mais amores".
Ó Pátria amada...
Brasil, o lábaro estrelado que ostentas
seja símbolo de amor eterno,
e o verde-louro dessa flâmula diga:
Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues a clava forte da justiça,
verás que um filho teu não foge à luta,
quem te adora não teme nem a própria morte.
Terra adorada...
Glossário Margens plácidas - "Plácida" significa serena, calma. Esse é o tom desses versos. Ao contrário do hino de outras nações, o nosso não fala em guerras
Ipiranga - É o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência. O Ipiranga nasce junto ao zoológico da cidade de São Paulo
Brado retumbante - Grito forte, que provoca eco
Penhor - Usado de maneira figurada, "penhor desta igualdade" é a garantia, a segurança de que haverá liberdade
Imagem do Cruzeiro resplandece - O "Cruzeiro" é a constelação do Cruzeiro do Sul, que brilha, ou resplandece, no céu
Impávido colosso - "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranqüilo, calmo
Mãe gentil - A "mãe gentil" é a pátria. Um país que ama e defende seus "filhos", os brasileiros, como qualquer mãe
Florão - "Florão" é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América
Garrida - Enfeitada, que chama a atenção pela beleza
Lábaro - "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos. Aqui é sinônimo de bandeira
Clava forte - Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra
Quer saber mais?
INTERNET
http://www.hinodobrasil.com.br/.
http://www.theresacatharinacampos.com/comp2290.htm
CD
Ouviram do Ipiranga: a História do Hino Nacional Brasileiro, com MARCELO DUARTE
BIBLIOGRAFIA
Juca Brasileiro e o Hino Nacional - Secco, Patricia Engel
Em Defesa do Hino Nacional Brasileiro - Pedro Nicolau Pinto
Para entender o Hino Nacional brasileiro
De João Carlos Maria de Rezende Martins
J. C. Martins, ZIT Gráfica Editora, Rio de Janeiro, 2002
http://www.hinodobrasil.com.br/.
http://www.theresacatharinacampos.com/comp2290.htm
CD
Ouviram do Ipiranga: a História do Hino Nacional Brasileiro, com MARCELO DUARTE
BIBLIOGRAFIA
Juca Brasileiro e o Hino Nacional - Secco, Patricia Engel
Em Defesa do Hino Nacional Brasileiro - Pedro Nicolau Pinto
Para entender o Hino Nacional brasileiro
De João Carlos Maria de Rezende Martins
J. C. Martins, ZIT Gráfica Editora, Rio de Janeiro, 2002
Link Original: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/hinos-brasileiros-produto-cultural-427334.shtml
Hinos Brasileiros
NOVA ESCOLA tem o prazer de oferecer a você a coletânea de Hinos Brasileiros, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob regência do maestro John Neschling, uma iniciativa da Osesp em parceria com o Instituto Camargo Corrêa.
Para fazer o download das faixas, clique com o botão direito do mouse sobre os títulos abaixo e escolha "Salvar destino como".
Hino Nacional Brasileiro
Hino Nacional Brasileiro (instrumental)
Hino da Independência
Hino à Bandeira Nacional
Hino da Proclamação da República
Link Original: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/hinos-brasileiros-634316.shtml
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