Seminário sobre a história da música brasileira
Objetivos
Aprender a trabalhar em grupos;
Utilizar a fala em situação formal, para transmitir informações pesquisadas;
Aprender a utilizar recursos para esse tipo de apresentação;
Planejar material de apoio à fala;
Fazer sínteses a partir de leituras de textos;
Selecionar dados pesquisados em diferentes fontes;
Ler e analisar músicas e textos como documentos históricos.
Conteúdo
História da Música brasileira (anos 60 e 70: Bossa Nova, Tropicalismo, Música de Protesto, Jovem Guarda).
Ano8º e 9º ano
Tempo estimado
Oito aulas
Material necessário
Computador equipado com áudio, vídeo e acesso à Internet; data show. Além do livro didático, consulte os dois últimos capítulos do livro Música Popular Brasileira, de Valter Krausche (Ed. Brasiliense, Coleção Tudo é história, págs. 70-94), ou Movimentos Culturais de Juventude, de Antonio Carlos Bradão e Milton Fernandes Duarte (Ed. Moderna, 1990, págs. 32-34 e 60-68).
Desenvolvimento
1ª etapa
Divida os alunos em grupos e solicite que façam uma pesquisa sobre os movimentos musicais dos anos 60 e 70 no Brasil. Explique que, ao final do processo, vão apresentar o que aprenderam para outras pessoas, em forma de seminários.
Inicie o trabalho selecionando os textos de historiadores que comentem a respeito da juventude e sobre a música nessa época. Comece pelo texto do próprio livro didático. Para aprofundamento, entregue cópias dos dois últimos capítulos do livro Música Popular Brasileira, de Valter Krausche (Ed. Brasiliense, Coleção Tudo é história, págs. 70-94), ou Movimentos Culturais de Juventude, de Antonio Carlos Bradão e Milton Fernandes Duarte (Ed. Moderna, 1990, págs. 32-34 e 60-68). Peça que, individualmente, eles extraiam a ideia central de cada um.
Leve LPs antigos e peça que os alunos observem suas capas. Discuta com eles sobre a importância das capas como documentos históricos, já que são fruto de um momento cultural. Forneça jornais de época que tenham informações sobre os festivais, os encontros da juventude e a censura (você pode fazer uma pesquisa em arquivos ou no livro didático História em Documentos (9o. ano, da Ed. FTD) e no Seguindo a canção (de Marcos Napolitano, Ed. Annablume).
Novamente, indique que registrem individualmente as informações essenciais. Debata os resultados das pesquisas feitas nos livros, LPs e jornais. No quadro, liste os movimentos musicais que apareceram (Bossa Nova, Tropicalismo, Música de Protesto, Jovem Guarda) e peça que eles selecionem qual gostariam de pesquisar. Reúna os alunos em grupos conforme a preferência da pesquisa.
2ª etapa
Já nos grupos, os alunos devem montar fichas e preenchê-las com as ideias centrais extraídas de cada texto, como as principais canções, LPs e artistas, época de maior efervescência do gênero escolhido e as influências recebidas de outros gêneros. Caso faltem informações, peça que complementem com outra pesquisa feita como tarefa de casa.
O resultado desse esquema deve ser um panorama amplo dos movimentos musicais e deve ajudá-los a montar uma síntese do tema no período.
3ª etapa
Diga para organizarem as informações que serão apresentadas nos seminários. É importante que tenham uma introdução (com o contexto histórico do momento da criação do gênero musical pesquisado), um desenvolvimento do tema (apresentando gravações, análises das músicas, letras, dados biográficos de cada artista), e uma conclusão (relacionando as criações artísticas e o contexto de sua produção). Para que conheçam outras apresentações orais, mostre vídeos aos alunos em que apareçam bons modelos de falantes. Discuta sobre a nomenclatura usada pelas pessoas, a postura, como é a participação do público, o que poderia ser melhorado, como foi feito o registro escrito que acompanha a apresentação e o que ele facilita para o público que assiste ao seminário. Os elementos colhidos nessa conversa deverão ser úteis para o momento da montagem dos próprios seminários.
Peça para cada grupo preparar uma cópia da estrutura do seminário (apenas tópicos principais) para distribuir para o restante da turma e colaborar no entendimento do assunto em questão. Também entregue a cada grupo um texto específico de cada movimento musical pesquisado no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (disponível em www.dicionariompb.com.br/) e Enciclopédia da Música Brasileira, Ed. Publifolha.
4ª etapa
Peça aos alunos produzirem um roteiro que vai guiá-los na apresentação oral. O esquema escrito elaborado anteriormente servirá de base para o seminário. Oriente tenha uma coerência e precisão dos dados pesquisados e estudados.
Leia o que foi feito por cada grupo, comente o resultado com os grupos e peça alterações.
5ª etapa
Oriente a elaboração de cartazes ou de arquivos em Power Point escrevendo em tópicos o que pode ser útil para guiar na apresentação do trabalho. Arquivos de músicas e imagens também devem complementar a apresentação oral. Esclareça os pormenores técnicos da inserção de áudio, vídeo e imagens no programa.
6ª etapa
Peça que os alunos façam sua apresentação para a própria classe. Filme cada turma para que possam assisti-la novamente, aprimorá-la para então, apresentar para um público maior, já com os ajustes necessários. Muito mais que um treino, essa atividade serve para que o aluno reflita sobre seu comportamento e o que fala na apresentação. No dia do seminário, o público pode ser uma outra turma ou alunos de outras escolas, por exemplo.
Avaliação
A avaliação final do trabalho deve ser composta pela leitura dos esquemas, das fichas de pesquisas, do texto final produzido em sala e da organização e desenvoltura do grupo durante a apresentação. No processo de preparo da apresentação, o professor deve explicitar o eixo central para todas elas (a relação entre os movimentos musicais e a ditadura) e solicitar que os alunos produzam um texto a partir das suas impressões.
Aprender a trabalhar em grupos;
Utilizar a fala em situação formal, para transmitir informações pesquisadas;
Aprender a utilizar recursos para esse tipo de apresentação;
Planejar material de apoio à fala;
Fazer sínteses a partir de leituras de textos;
Selecionar dados pesquisados em diferentes fontes;
Ler e analisar músicas e textos como documentos históricos.
Conteúdo
História da Música brasileira (anos 60 e 70: Bossa Nova, Tropicalismo, Música de Protesto, Jovem Guarda).
Ano8º e 9º ano
Tempo estimado
Oito aulas
Material necessário
Computador equipado com áudio, vídeo e acesso à Internet; data show. Além do livro didático, consulte os dois últimos capítulos do livro Música Popular Brasileira, de Valter Krausche (Ed. Brasiliense, Coleção Tudo é história, págs. 70-94), ou Movimentos Culturais de Juventude, de Antonio Carlos Bradão e Milton Fernandes Duarte (Ed. Moderna, 1990, págs. 32-34 e 60-68).
Desenvolvimento
1ª etapa
Divida os alunos em grupos e solicite que façam uma pesquisa sobre os movimentos musicais dos anos 60 e 70 no Brasil. Explique que, ao final do processo, vão apresentar o que aprenderam para outras pessoas, em forma de seminários.
Inicie o trabalho selecionando os textos de historiadores que comentem a respeito da juventude e sobre a música nessa época. Comece pelo texto do próprio livro didático. Para aprofundamento, entregue cópias dos dois últimos capítulos do livro Música Popular Brasileira, de Valter Krausche (Ed. Brasiliense, Coleção Tudo é história, págs. 70-94), ou Movimentos Culturais de Juventude, de Antonio Carlos Bradão e Milton Fernandes Duarte (Ed. Moderna, 1990, págs. 32-34 e 60-68). Peça que, individualmente, eles extraiam a ideia central de cada um.
Leve LPs antigos e peça que os alunos observem suas capas. Discuta com eles sobre a importância das capas como documentos históricos, já que são fruto de um momento cultural. Forneça jornais de época que tenham informações sobre os festivais, os encontros da juventude e a censura (você pode fazer uma pesquisa em arquivos ou no livro didático História em Documentos (9o. ano, da Ed. FTD) e no Seguindo a canção (de Marcos Napolitano, Ed. Annablume).
Novamente, indique que registrem individualmente as informações essenciais. Debata os resultados das pesquisas feitas nos livros, LPs e jornais. No quadro, liste os movimentos musicais que apareceram (Bossa Nova, Tropicalismo, Música de Protesto, Jovem Guarda) e peça que eles selecionem qual gostariam de pesquisar. Reúna os alunos em grupos conforme a preferência da pesquisa.
2ª etapa
Já nos grupos, os alunos devem montar fichas e preenchê-las com as ideias centrais extraídas de cada texto, como as principais canções, LPs e artistas, época de maior efervescência do gênero escolhido e as influências recebidas de outros gêneros. Caso faltem informações, peça que complementem com outra pesquisa feita como tarefa de casa.
O resultado desse esquema deve ser um panorama amplo dos movimentos musicais e deve ajudá-los a montar uma síntese do tema no período.
3ª etapa
Diga para organizarem as informações que serão apresentadas nos seminários. É importante que tenham uma introdução (com o contexto histórico do momento da criação do gênero musical pesquisado), um desenvolvimento do tema (apresentando gravações, análises das músicas, letras, dados biográficos de cada artista), e uma conclusão (relacionando as criações artísticas e o contexto de sua produção). Para que conheçam outras apresentações orais, mostre vídeos aos alunos em que apareçam bons modelos de falantes. Discuta sobre a nomenclatura usada pelas pessoas, a postura, como é a participação do público, o que poderia ser melhorado, como foi feito o registro escrito que acompanha a apresentação e o que ele facilita para o público que assiste ao seminário. Os elementos colhidos nessa conversa deverão ser úteis para o momento da montagem dos próprios seminários.
Peça para cada grupo preparar uma cópia da estrutura do seminário (apenas tópicos principais) para distribuir para o restante da turma e colaborar no entendimento do assunto em questão. Também entregue a cada grupo um texto específico de cada movimento musical pesquisado no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (disponível em www.dicionariompb.com.br/) e Enciclopédia da Música Brasileira, Ed. Publifolha.
4ª etapa
Peça aos alunos produzirem um roteiro que vai guiá-los na apresentação oral. O esquema escrito elaborado anteriormente servirá de base para o seminário. Oriente tenha uma coerência e precisão dos dados pesquisados e estudados.
Leia o que foi feito por cada grupo, comente o resultado com os grupos e peça alterações.
5ª etapa
Oriente a elaboração de cartazes ou de arquivos em Power Point escrevendo em tópicos o que pode ser útil para guiar na apresentação do trabalho. Arquivos de músicas e imagens também devem complementar a apresentação oral. Esclareça os pormenores técnicos da inserção de áudio, vídeo e imagens no programa.
6ª etapa
Peça que os alunos façam sua apresentação para a própria classe. Filme cada turma para que possam assisti-la novamente, aprimorá-la para então, apresentar para um público maior, já com os ajustes necessários. Muito mais que um treino, essa atividade serve para que o aluno reflita sobre seu comportamento e o que fala na apresentação. No dia do seminário, o público pode ser uma outra turma ou alunos de outras escolas, por exemplo.
Avaliação
A avaliação final do trabalho deve ser composta pela leitura dos esquemas, das fichas de pesquisas, do texto final produzido em sala e da organização e desenvoltura do grupo durante a apresentação. No processo de preparo da apresentação, o professor deve explicitar o eixo central para todas elas (a relação entre os movimentos musicais e a ditadura) e solicitar que os alunos produzam um texto a partir das suas impressões.
Consultoria Camila Koshiba
professora de História para o 6º e 7º ano do Colégio Ítaca, em São Paulo.
Link Original: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/seminario-historia-musica-brasileira-541031.shtml
professora de História para o 6º e 7º ano do Colégio Ítaca, em São Paulo.
Link Original: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/seminario-historia-musica-brasileira-541031.shtml
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