Esse é um dos tópicos mais pedidos aqui pelo correio eletrônico musicalizabrasil@gmail.com, e pesquisando encontrei a matéria muito bem postada no blog: Musicalmente Contando, então decidi colocar aqui para vocês, visitem o link original, pois se encontram outras postagens sobre o assunto.
Matéria retirada do Blog: Musicalmete Contando.
Link original: http://musicalmentecontando.blogspot.com.br/2012/11/idiofone-com-tubo-de-pvc.html
Idiofone com Tubo de PVC
Você sabe o que é um Idiofone
Idiofone é um instrumento musical em que o som é provocado pela sua vibração. É o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tensão. Esta categoria compreende a maior parte dos instrumentos executados por atrito (como o reco-reco e o guiro), por agitação (como o chocalho, caxixi e ganzá), assim como muitos instrumentos de percussão melódica, como os xilofones. Os blocos sonoros, claves e pratos são exemplos de idiofones percutidos sem intenção melódica.
Existem uma infinidade de idiofones que você encontra no mercado, mas são muito preciosos aqueles que você consegue construir junto a seus alunos.
Abaixo o projeto para um idiofone de canos de PVC. Eu já construí, e utilizo muito em sala de aula com meus alunos por oferecer a possibilidade de construir melodias (uma nota musical de cada vez) ou harmonias (o conjunto de notas musicais simultâneas).
Com este instrumento é possível trabalhar não só a audição, mas a métrica, pulsação (ritmo), e eles se divertem desde a confecção até a produção de som!
Materiais: 1 vara de tubo de PVC de 40 mm
1 vara de tubo de PVC de 50 mm
5 joelhos de 50 mm
6 joelhos de 40 mm
1 folha de lixa 120
1 trena de 2 metros
1 lápis
1 serra fina para serrar os canos de PVC
Folhas adesivas coloridas
As cores são um padrão para notas musicais. Cada nota pode ser decorada com adesivo colorido ou pintado! Interessante é também escrever o nome de cada nota em seu respectivo cano:
A=LA
B=SI
C=DO
D=RE
E=MI
F=FA
G=SOL
Para tocar, basta bater com a curva (joelho) no chão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário