Beatriz Monteiro em 16/09/09
Um dos maiores nomes da música brasileira, Hermeto Pascoal cedeu todas as composições registradas em seu nome, uma discografia de mais de trinta álbuns para download gratuito.
O bilhete, escrito à mão por ele, é uma autorização válida que documenta essa iniciativa de liberação dos direitos autorais do músico. Nele, Pascoal deixa também um recado a quem for usufruir da ação: “Aproveitem bastante”. Ao todo são 614 músicas disponíveis para gravações totais ou parciais.
Confira algumas das músicas já disponibilizadas para download
Hoje, o tema da cultura livre vem se assentando e sendo debatido nas diferentes indústrias, inclusive na fonográfica. A ideia é que todo o bem cultural seja pertencente à sociedade e não a seu criador.
O Catraca Livre pesquisou através do Wikipédia e no site do Creative Commons sobre tipos de licenças encontradas hoje. Segue abaixo o resumo das principais terminologias e o que significam:
Diferentes tipos de licenças:
Creative Commons: Conhecida também pela sigla CC, essa licença busca a abdicação da autoria em favor do público, essa podendo ocorrer via módulos de licença: total, parcial ou restrito ao uso comercial. O conteúdo dependerá do quanto o autor deseja disponibilizar e licenciar. No Brasil, as licenças livres foram devidamente traduzidas e adaptadas à legislação brasileira, sendo essa representada pelo Centro de Tecnologia e Sociedade, da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.
Atribuição Genérica: Ela permite a livre distribuição do conteúdo, exposição e não impõe limitações para uso comercial, desde que o autor seja citado do modo que ele escolher.
Share Alike: Compartilha da mesma licença Creative Commons só que todos os trabalhos derivados têm que permanecer sob a mesma licença, ou seja, se um trabalho for criado sob Cc-by-SA, todos trabalhos derivados tem que ter a licença Cc-by-SA
Não à Obras Derivadas: Você permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem somente cópias exatas da sua obra, mas não obras derivadas.
Uso Não-Comercial: Você pode copiar, reproduzir e distribuir cópias exatas, mas sem fins comerciais
Licenças GNU: Conhecida também por Documentação Livre, são licenças criadas pela Free Software Foundation que permitem a livre circulação, exposição e distribuição, mas não permitem apropriação do material.
Conteúdo aberto: O termo descreve qualquer tipo de trabalho criativo, por exemplo, artigos, imagens, áudio, vídeo que é publicado sob uma licença de copyright não-restritiva e num formato que explicitamente permite a cópia da informação. É uma fonte aberta de informação em que é possível qualquer usuário alterar o conteúdo, com uma revisão parcial.
Link Original: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/09/hermeto-pascoal-libera-disponibiliza-suas-cancoes-para-gravacoes/
Link: http://www.hermetopascoal.com.br/downloads.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário