quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Educação Musical: Canteiro Margareth Darezzo.

   

   Está chegando às lojas o primeiro CD com composições de Margareth Darezzo. Mestre em Educação Especial pela UFSCar e especialista em Psicologia Infantil, ela apresenta canções criadas ao longo de mais de 20 anos como professora de iniciação musical para crianças, tanto em escolas como em grupos particulares e oficinas para educadores.

Com arranjos de Pichu Borrelli e a participação especial de Dominguinhos, Canteiro trata de temas atuais do universo infantil. A faixa Vida de bicho fala do habitat natural dos animais, com direito ao som de vários bichos – um coro africano reproduz o ambiente selvagem. Filho de sapo trata de vínculos familiares. Golfinho canta a vida no mar e será usada pelo Projeto Golfinho Rotador, de Fernando de Noronha, em programações de educação ambiental. A divertida Quem tem medo?, com sons de porta rangendo, risada de bruxa e rugido de leão, trata dos temores mais comuns na infância. Coração de ouro é sobre a delicada relação entre mãe e filho. O jazz Charmoso, baseado em fatos reais, conta a história de um cachorro de rua que vivia em Perdizes, com participação do vocalista Edson Montenegro. A canção Banho gostoso nomeia partes do corpo e traz comentários bem humorados do ator Hugo Possolo, do grupo Parlapatões. Peteca é um jogo de equilíbrio – é preciso andar com a peteca na cabeça sem deixá-la cair! O respeito ao outro está na canção Diferenças, única faixa que traz somente piano e voz. Patinhas é a parlenda dos sons divertidos. A faixa que nomeou o CD é uma brincadeira de roda: Canteiro fala de rosa, cravo e jardim, e o arranjo apresenta às crianças o som do cravo, instrumento delicado e pouco difundido. A música Cor da água é uma homenagem a Dominguinhos, que canta e toca sanfona – a beleza da água convida a valorizar este bem tão valioso. O mundo de herança também fala da importância de cuidar do planeta, um apelo para que os pais viabilizem o mundo que sonharam para os filhos. Tupi-Guarani brinca com palavras de origem indígena, enquanto Os ovos da galinhatem dia amanhecendo na fazenda, galo cantando e arranjo de cacarejos do grupo vocal A Três, com a cantora e atriz Yvette Matos. No fim de tanta brincadeira, Pode relaxarrecupera o clima de tranqüilidade e calma e convida a um gostoso soninho.

FICHA TÉCNICA

Filó Machado; Edson Montenegro; Cibele Codonho; Fernando Carvalho; Yvette Matos; Hugo Possolo (Parlapatões); os grupos vocais A Três e Canto a Canto; os músicos Zezinho Pitoco (percussão), Lucas Ebert (Violoncelo), Walter Lacerda (flauta), Barão do Pandeiro (pandeiro) e Pichu Borrelli (piano, teclado, contra-baixo, violões e cavaquinho).
Por Flávia Pinho – jornalista e mãe.

  O livro-brinquedo com CD
Canteiro – músicas para brincar foi criado para inspirar sua criatividade e despertar seu amor pela música.









link: http://www.margarethdarezzo.com.br/index.php

Além do CD e do LIVRO a autora tras ainda um site com videos, fotos, depoimentos e uma apostila de apoio ao professor de sala de aula com 25 paginas com sugestões de atividade para cada faixa do cd, também de uma bandinha que toca a canção CHARMOSO onde se pode clicar nos bunecos que tocam e ouvir os instrumentos separadamente, por último um mural com uma orquestra onde você pode arrastar as fotos do seu computador e colocar os rostos de seus alunos e amigos para os espaços vazios.

Link: http://sites.aticascipione.com.br/canteiro/home.html





























Um comentário:

  1. Lindo trabalho... Neste ano vou utilizar este livro como tema da Formatura da minha turminha de 1º Ano.

    ResponderExcluir