O povo assobia feito passarinho, todo mundo entende, até os cachorros e as cabras são capazes de decifrar o que se fala em La Gomera, nas Ilhas Canárias (Espanha). Ali, o Silbo Gomero, um assobio, é a língua tradicional. Eles têm palavras comuns, dessas que estamos acostumados. Mas bom mesmo é o Silbo, uma linguagem musical que existe há anos e que continua firme na tradição.
 
Antes era coisa de gente antiga, que subia montanhas e acabava precisando chamar alguém à distância, quando telefone nem existia. “Celular falha, perde o sinal. Na linguagem do assobio tem erro não”, diz uma das personagens desse vídeo maravilhoso abaixo (em espanhol, inglês e assobios). Para não se perder no tempo, a língua do assobio ganhou incentivo, cartilha educativa e faz parte do currículo escolar há três anos.
 

 
Assim, todo mundo tem de assobiar, é coisa que não se pode deixar para trás, um privilégio local, um patrimônio cultural. Não tem a língua falada? Pois bem, Silbo Gomero é uma língua assobiada! Tô maravilhada aqui. Por que você não cria uma língua do assobio aí na sua casa? Seria legal! Basta seguir as articulações da fala normal e lá vai uma dica: as vogais devem ser constantes e as consoantes devem fazer a transição (a altura do assobio mais a duração podem a ajudar nessa criação). E olha: mais de 4.000 palavras podem ser produzidas seguindo essa quase receita.
E depois conta pra gente se a coisa andou bem ou se pelo menos alguns passarinhos pousaram na sua janela?